O Uso das Metodologias Ativas nas Áreas de Matemática e Ciência da Computação: um Mapeamento Sistemático da Literatura

Autores

  • Marcos Manoel da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias. SC, Brasil.
  • Avanilde Kemczinski Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias. SC, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7671-5457
  • Guilherme Mendes Tomaz dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. RN, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9086-669X

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n1p36-46

Resumo

Resumo
Este estudo é um recorte do projeto de pesquisa “Metodologias ativas e aprendizagem colaborativa na educação formal e informal com suporte das tecnologias de informação e comunicação” da Universidade do Estado de Santa Catarina. O objetivo do estudo foi identificar de que forma se dá a utilização de Metodologias Ativas na educação formal. Para alcançar o objetivo foi realizado um levantamento bibliográfico em eventos nas áreas da Educação Matemática e Ciência da Computação. Como resultado foram localizadas 12 produções primárias que atenderam o objetivo de pesquisa, revelando quais e como as Metodologias Ativas estão sendo aplicadas. Foi possível identificar Metodologias ativas aplicadas em todos os níveis de ensino, algumas sendo aplicadas nas duas áreas de pesquisa, sendo elas: Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Problemas e Rotação por Estação, sendo apenas adaptadas para a necessidade de cada nível de ensino e a realidade social em que cada escola estava inserida. Foi possível identificarmos a importância do uso de tecnologias, bem como o desenvolvimento das atividades a serem realizadas de forma colaborativa (em pares ou pequenos grupos) na aplicação das Metodologias Ativas. Identificamos três produções que descreveram o processo de avaliação da aprendizagem, mas não informaram se elas seguiram os pressupostos da Metodologia Ativa usada. Destacamos que foi possível identificar o protagonismo dos estudantes, promovendo autonomia no desenvolvimento de competências, tais como: atividades em grupo, o planejamento e o compartilhamento de tarefas, planejamento do tempo, entre outras necessárias para inserção dos estudantes como cidadãos na sociedade.

Palavras-chave: Matemática. Ciências da Computação. Ensino-Aprendizagem. Metodologias Ativas.

Abstract
This production is an excerpt from Scientific Initiation carried out in the research project “Active methodologies and collaborative learning in formal and informal education supported by information and communication technologies” at the University of the State of Santa Catarina. A bibliographic survey was carried out in events in the areas of Mathematics Education and Computer Science in order to identify how Active Methodologies are used in formal education. As a result, 12 primary productions that met the objective of our research were located, revealing which and how the Active Methodologies are being applied. It was possible to identify active methodologies applied at all levels of education, some being applied in the two areas of research, namely: Inverted Classroom, Problem-Based Learning and Rotation by Station, being only adapted to the needs of each level of education and the social reality in which each school was inserted. It was possible to identify the importance of using technologies, as well as the development of activities to be carried out collaboratively (in pairs or small groups) in the application of Active Methodologies. We identified only three productions that described the learning assessment process, but did not inform whether they followed the assumptions of the Active Methodology used. We emphasize that it was possible to identify the role of students, promoting autonomy in the development of skills, such as: group activities, planning and sharing tasks, time planning, among others necessary for the insertion of students as citizens in society.

Keywords: Math. Computer Science. Teaching-Learning. Active Methodologies.

Biografia do Autor

Marcos Manoel da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias. SC, Brasil.

Mestrando em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Licenciado em Matemática pela mesma instituição. Integrante do Grupo de Estudos sobre Docência Universitária em Educação Matemática (GEDUEM).

Avanilde Kemczinski, Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias. SC, Brasil.

Professora Associada do Departamento de Ciência da Computação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Possui doutorado (2005) e mestrado (2000) em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), graduação em Terapia Ocupacional pela Associação Catarinense de Ensino - Faculdade de Ciências da Saúde de Joinville (1992) e pós-doutorado em Educação pela Universidade de Málaga/Espanha (2016). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologia (PPGECMT), atua no Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada (PPGCA), e nos cursos de graduação Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS). É líder do Grupo de Pesquisa em Informática na Educação - GPIE pelo CNPQ/UDESC.

Guilherme Mendes Tomaz dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. RN, Brasil.

Pós-Doutorando em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bolsista PNPD/CAPES. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade La Salle (UNILASALLE) com período sanduíche na Universidade La Salle México (em ambas as formações). Coordenador do Grupo de Estudos sobre Docência Universitária em Educação Matemática (GEDUEM) e Coordenador do Grupo de Estudos sobre Internacionalização da Educação Básica e Superior (GEIEBES). Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) e Professor Substituto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Ensino Fundamental do Núcleo de Educação da Infância do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI/Cap/UFRN). Mor de Comando da Banda Musical Morada do Vale (BMMV/Gravataí/RS).

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Publicado

2022-05-03

Edição

Seção

Artigos