Relações Entre Figuras Geométricas Planas e Espaciais no Ensino Fundamental: o que Diz a BNCC?

Autores

  • Renata Camargo dos Passos Barros Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão, PR, Brasil.
  • Regina Maria Pavanello Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão, PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n1p11-19

Resumo

Resumo
Esta pesquisa objetiva investigar como estão sendo tratadas as relações entre as Figuras Geométricas Planas e Espaciais em duas coleções de livros didáticos. Uma delas é a “Buriti Mais Matemática”, da Editora Moderna, que é destinada para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF) e “A Conquista da Matemática”, da Editora FTD, que é destinada aos Anos Finais do Ensino Fundamental (AFEF) e adotada na rede estadual de ensino do estado do Paraná. Ambas as coleções foram aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) nos anos de 2019 e 2020 respectivamente e, norteadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que orienta os currículos de toda a Educação Básica no Brasil. Assim, surge a questão que guia a presente pesquisa: Como estão sendo tratadas as relações entre as figuras geométricas bi e tridimensionais pela BNCC e como aparecem nos livros didáticos? Essa pesquisa se caracteriza como qualitativa com delineamento documental. Os resultados apontam que o documento norteador da pesquisa, a BNCC (Brasil, 2018) apresenta algumas discrepâncias em relação ao tratamento das figuras planas e espaciais para os AFEF. As análises apontam que, apesar de a BNCC citar a necessidade do aprofundamento de conhecimentos geométricos já vivenciados anteriormente, o documento não evidencia nos objetos do conhecimento tais relações. O que pode contribuir para o comprometimento das aprendizagens de conceitos geométricos nas etapas posteriores do ensino.

Palavras-chave: Geometria. Figuras Geométricas Planas e Espaciais. Base Nacional Comum Curricular.

Abstract
This research aims to investigate how the relationships between Plane and Spatial Geometric Figures are being treated in two textbook collections. One of them is "Buriti Mais Matemática" from Editora Moderna, which is intended for the Early Years of Elementary Education (AIEF) and "A Conquista da Matemática" from Editora FTD, which is intended for the Final Years of Elementary Education (AFEF) and adopted in the state education system of the state of Paraná. Both collections were approved by the National Textbook Program (PNLD), in the years 2019 and 2020 respectively, and guided by the Common National Curricular Base (BNCC) that guides the curricula of all Basic Education in Brazil. Thus, the question that guides this research arises: How are the relationships between two and three-dimensional geometric figures being addressed by the BNCC and how do they appear in textbooks? This research is characterized as qualitative with documentary design. The results indicate that the guiding document of the research, the BNCC (Brazil, 2018) presents some discrepancies in relation to the treatment of plane and spatial figures for EYFS. The analyses point out that although the BNCC mentions the need to deepen geometric knowledge already experienced previously, the document does not evidence in the objects of knowledge such relationships. This may contribute to compromising the learning of geometric concepts in later stages of education.

Keywords: Geometry. Plane and spatial geometric figures. Common Nacional Curricular Base.

Downloads

Publicado

2022-05-03

Edição

Seção

Artigos