Das Pesquisas às Considerações do Professor Iniciante que Ensina Matemática
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n1p71-79Resumo
Resumo
Neste artigo, discute-se sobre o professor iniciante que ensina matemática, do professor que ingressa na carreira docente. Questiona-se: Quais as considerações nas pesquisas sobre o professor iniciante que ensina matemática de 2010 a 2020? Para isso, realizou-se busca, seleção, leitura e organização dos dados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, destacando-se nove pesquisas. Produziu-se aproximações entre as pesquisas, destacando-se as seguintes recorrências: expectativas dos professores iniciantes; relação entre alunos e alunas; falta de apoio dos professores e da gestão da escola; processo de formação inicial, os conhecimentos da graduação e o domínio do saber matemático; desenvolvimento profissional. Alguns resultados: falta apoio da equipe gestora da escola e dos professores com mais tempo de carreira; distanciamento entre a expectativa dos professores e a realidade profissional; defasagem entre os saberes da formação inicial e os ensinados na educação básica e a importância dos profissionais experientes colaborarem com os iniciantes, na perspectiva do desenvolvimento profissional.
Palavras-chaves Professor Iniciante. Ensino de Matemática. Docência.
Abstract
This article discusses the beginning teacher who teaches mathematics, the teacher who is starting in the teaching career. The question presented is: what are the considerations in the researches about the beginner mathematics teachers from 2010 to 2020? For this purpose, a search, selection, reading and organization of data in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations was made, and nine researches were highlighted. Approximations between the surveys were produced, highlighting the following recurrences: expectations of beginning teachers; relationship between students; lack of support from teachers and school management; initial training process, undergraduate knowledge and mastery of mathematical knowledge; professional development. Some results: lack of support from the school's management team and teachers with longer careers; distance between teachers' expectations and professional reality; a gap between the knowledge of initial training and the one taught in basic education, and the importance of experienced professionals to collaborate with beginners, from a perspective of professional development.
Keywords: Beginner Teacher. Mathematics teaching. Teaching.