Formação Docente e o Suporte da Ferramenta Google Sala de Aula: uma Análise Sob a Perspectiva da Didática Profissional

Autores

  • Francisca Narla Matias Mororo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará. CE, Brasil.
  • Francisco Régis Vieira Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará. CE, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3710-1561
  • Francisca Claúdia Fernandes Fontenele Universidade Estadual Vale do Acaraú. CE, Brasil.
  • Daniel Brandão Menezes Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA/Sobral – Ceará – Brasil https://orcid.org/0000-0002-5930-7969

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n2p142-150

Resumo

Resumo
A formação do professor, em especial para o docente de componentes curriculares específicos, deve privilegiar além de aspectos pedagógicos, questões relacionadas ao desenvolvimento da investigação, da argumentação e do pensamento lógico-crítico. A maneira com que o docente lida com a produção de conhecimento relaciona-se diretamente com o exercício de suas atividades laborais. A vertente francesa de Didática Profissional de modo singular preocupa-se com essa questão. Mas, tendo o ensino o propósito de oferecer suporte para o desenvolvimento pleno aos estudantes, é notório que deve atentar-se para inserção das tecnologias no contexto educacional. E nesse viés, a promoção de ciclos de formação docente que proporcionem a vivência de ferramentas digitais se faz necessário. O objetivo do presente estudo é investigar de que forma a utilização de ferramentas digitais, em especial o Google Sala de Aula, pode contribuir com a realização de formação docente, sob o olhar da Didática Profissional. Para realização desse estudo, utilizou-se uma pesquisa de levantamento de cunho descritivo, a partir de uma coleta de impressões com docentes de Matemática. Analisando e refletindo sobre as concepções da Didática Profissional, da formação do professor e o uso das Tecnologias Digitais de Comunicação e informação na educação, percebe-se que ainda há necessidade de consideráveis estudos e consequentemente melhorias no que compete a formação do professor e ao uso de TDCI’s no ensino.

Palavras-chave: Didática Profissional. Formação Docente. Tecnologias da Comunicação e Informação.

Abstract
Teacher training, especially for teachers with specific curricular components, should focus on pedagogical aspects, issues related to the development of research, argumentation and logical-critical thinking. The way in which the teacher deals with the production of knowledge is directly related to the exercise of his work activities. The French strand of Professional Didactics is uniquely concerned with this issue. However, with the purpose of teaching to provide support for full development for students, it is clear that attention should be paid to the insertion of technologies in the educational context. And in this bias, the promotion of teacher training cycles that provide the experience of digital tools is necessary. The aim of the present study is to investigate how the use of digital tools, especially the Google Classroom, can contribute to the realization of teacher training, under the perspective of Professional Didactics. To carry out this study, a survey of descriptive nature was used, based on a collection of impressions with teachers of Mathematics. Analyzing and reflecting on the concepts of Professional Didactics, teacher training and the use of Communication and Information Technologies in education, it is clear that there is still a need for considerable studies and consequently improvements in the competence of teacher training and the use of ICT's in teaching.

Keywords: Professional Didactics. Teacher Training. Comunication and Information Technologies.

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Publicado

2021-09-27

Como Citar

Mororo, F. N. M., Alves, F. R. V., Fontenele, F. C. F. ., & Menezes, D. B. . (2021). Formação Docente e o Suporte da Ferramenta Google Sala de Aula: uma Análise Sob a Perspectiva da Didática Profissional. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 14(2), 142–150. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n2p142-150

Edição

Seção

Artigos