O Desenvolvimento de Competências Digitais na Educação Profissional: Relato de uma Experiência

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DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n1p47-54

Resumo

Resumo
Esse trabalho visa discutir o planejamento, implementação e análise das potencialidades e desafios da oferta de um curso na modalidade Small Private Online Course (SPOC) para o desenvolvimento de competências digitais de professores de Matemática, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica. Metodologicamente apoiados na Design Based Research, identificamos a necessidade de planejar, elaborar e implementar um curso para o desenvolvimento das competências digitais para professores de Matemática, tendo como temática a Matemática financeira. O curso foi ofertado em parceria com o Núcleo de Tecnologias Educacionais da Universidade Federal de Santa Maria, tendo em sua edição 70 cursistas matriculados, provenientes de diferentes regiões geográficas do Brasil. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas as atividades propostas no curso, como enquetes e fóruns, bem como questionário do tipo survey disponibilizado ao final do curso no intuito de avaliá-lo. A análise dos resultados foi categorizada e analisada, sendo que os resultados sinalizam que existe uma grande demanda por cursos que possibilitem o desenvolvimento de competências digitais, para criar, inovar e potencializar o processo educacional, na medida que desenvolvem a fluência tecnológica e tornam-se autores de seu material didático digital. Como desafio aponta-se a permanência dos cursistas no decorrer do processo formativo, visto que muitos não concluíram o curso.

Palavras-chave: Competências Digitais. Formação de Professores. Educação Profissional e Tecnológica.

Abstract
This work aims to discuss the planning, implementation and analysis of the potential and challenges of offering a course in the Small Private Online Course (SPOC) for the development of digital skills of Mathematics teachers, within the scope of Vocational and Technological Education. Methodologically supported by Design Based Research, we identified the need to plan, develop and implement a course for the development of digital skills for mathematics teachers, with the theme of financial mathematics. The course was offered in partnership with the Educational Technologies Nucleus of the Federal University of Santa Maria, having in its edition 70 enrolled course participants, coming from different geographic regions of Brazil. As a data collection instrument, the activities proposed in the course were used, such as polls and forums, as well as a survey questionnaire made available at the end of the course in order to evaluate it. An analysis of the results was categorized and analyzed, and the results indicate that there is a great demand for courses that enable the development of digital skills, to create, innovate and enhance the educational process, as they develop to technological fluency and become authors of their digital teaching material. As a challenge, it points out the permanence of the course participants during the formative process, since many did not finish the course.

Keywords: Digital competences. Teacher formation. Vocational and Technologic Education.

Biografia do Autor

Patrícia Zanon Peripolli, Universidade Franciscana, Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática, RS, Brasil.

Doutoranda em Ensino de Ciência e Matemática pela Universidade Franciscana (UFN), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES). Mestre em Educação Profissional e Tecnológico na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) concluído em 2018. Possui Especialização em Gestão Escolar pelo Instituto Federal Farroupilha (2016). Graduada em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos (2014). Durante três anos e meio da graduação foi bolsista junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), como integrante do programa PIBID de Matemática do Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos. Foi professora na rede Estadual de Ensino, de 2018 a 2019, ministrando a disciplina de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio. Atuou como Professora Substituta no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos.

Cláudia Smaniotto Barin, Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica, RS, Brasil.

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Química (Química Analítica) pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria e Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica (CTISM). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica, no ensino mediado por tecnologias e na formação de professores. 

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Publicado

2022-05-03

Edição

Seção

Artigos