Perspectivas e direcionamentos de Algumas Pesquisas Apresentadas na Terceira Edição da Conferência Internacional em Pesquisa e Desenvolvimento de Livros Didáticos de Matemática

Autores

  • Douglas Ribeiro Guimarães Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. SP, Brasil.
  • Ana Paula Perovano Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. BA, Brasil. Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0893-8082

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n2p199-211

Resumo

Resumo
O livro didático como objeto de estudo tem despertado o interesse de pesquisadores na Educação Matemática e, como resultado disso, eventos específicos ou grupos temáticos foram desenvolvidos para atender a essa crescente demanda. Assim, identificar quais focos temáticos sobre livros didáticos de matemática têm emergido nos estudos apresentados na terceira edição da Conferência Internacional em Pesquisa e Desenvolvimento de Livros Didáticos de Matemática foi o objetivo que direcionou nossa investigação. Adotamos uma abordagem qualitativa de pesquisa numa visão interpretativa dos dados e empregamos um mapeamento nos trabalhos publicados na referida conferência. Identificamos quatro categorias temáticas: análise do livro, livro digital, uso do livro e outros, contudo, neste texto, a discussão é destinada às três últimas temáticas. Os dados obtidos nos permitiram ter um panorama de como esse campo de pesquisa vem se desenvolvendo em várias partes do mundo. Diferentes perspectivas teóricas foram apresentadas na conferência e destacamos duas que foram recorrentes: a ideia do tetraedro sociodidático e a Capacidade de Design Pedagógico. No que tange às abordagens metodológicas, é predominante o paradigma da pesquisa qualitativa com o uso de vídeos, entrevistas, observação de aulas, mapeamento, análise de conteúdo e/ou a combinação de alguns desses métodos. Do que levantamos, identificamos que o campo de pesquisas sobre livros didáticos de matemática está evoluindo, ampliando as vertentes teóricas e consolidando alguns dos métodos empregados para análise e produção dos dados. Esperamos contribuir, no sentido de trazer mais elementos que possibilitem a compreensão da produção de conhecimento sobre o livro didático de matemática.

Palavras-chave: ICMT. Mapeamento. Uso do Livro Didático. Livro Digital.

Abstract
The textbook as an object of study has aroused the interest of researchers in Mathematics Education and, as a result, specific events or thematic groups have been developed to meet this growing demand. Thus, identifying which thematic focuses on mathematics textbooks have emerged in the studies presented in the Third International Conference on Mathematics Textbook Research and Development was the objective that guided our investigation. We adopt a qualitative approach to research in an interpretative view of the data and employ a mapping in the studies published at the referred conference. We identified four thematic categories: textbook analysis, digital textbook, textbook use and others, however, in this article, the focus is given to the last three themes. The data obtained allowed us to have an overview of how this field of research has been developing in various parts of the world. Different theoretical perspectives were presented at the conference and we highlight two that were recurrent: the idea of the socio-didactic tetrahedron and the Pedagogical Design Capacity. With regard to methodological approaches, the paradigm of qualitative research is predominant with the use of videos, interviews, class observation, mapping, content analysis and/or the combination of some of these methods. From what we have found, we identified that the field of research on mathematics textbooks is evolving, expanding the theoretical aspects and consolidating some of the methods used for data analysis and production. We hope to contribute towards bringing more elements that enable the understanding of the production of knowledge about the mathematics textbook.

Keywords: ICMT. Mapping. Textbook use; Digital Textbook.

Biografia do Autor

Douglas Ribeiro Guimarães, Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. SP, Brasil.

Mestrando em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Rio Claro) e Licenciado em Matemática (UNESP/Rio Claro). Integrante do Grupo de Pesquisa TeorEMa - Interlocuções entre Geometria e Educação Matemática. Desenvolve pesquisas sobre Livros Didáticos de Matemática e estudos em Educação Matemática Crítica.

Ana Paula Perovano, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. BA, Brasil. Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. SP, Brasil.

Doutoranda em Educação Matemática (UNESP). Mestre em Educação Matemática (PUC-SP). Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Integrante do Grupo de Pesquisa TeorEMa - Interlocuções entre Geometria e Educação Matemática. Desenvolve estudos e pesquisas sobre Formação de Professores, Livros Didáticos de Matemática e Processos de Ensino e de Aprendizagem da Matemática.

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Publicado

2021-09-27

Edição

Seção

Artigos