SOBRE A DINÂMICA DA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS PARA A MATEMÁTICA

Autores

  • Amarildo Melchiades da Silva
  • Romulo Campos Lins

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2013v6n2p%25p

Resumo

Neste artigo apresentamos nossas conclusões a respeito da pesquisa que desenvolvemos sobre a dinâmica da produção de significados para a Matemática. O objetivo da investigação esteve em ampliar nosso entendimento do processo de produção de significados a partir da perspectiva proposta pelo Modelo dos Campos Semânticos através do estudo de sua dinâmica. A pesquisa caracterizou-se por uma abordagem qualitativa de investigação, cujo trabalho de campo foi desenvolvido em uma sala de aula da disciplina Álgebra Linear ministrada para estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática em uma universidade pública brasileira. A observação se deu a partir da proposição, pelo professor, de um problema que deveria ser solucionado pela turma. Durante, aproximadamente, dois meses, os alunos divididos em grupos buscaram solucionar o problema e comunicaram semanalmente à turma as etapas da tentativa de resolução. A análise da dinâmica do processo foi elaborada, considerando as ações enunciativas dos estudantes. A investigação permitiu a identificação e caracterização de importantes aspectos da dinâmica do referido processo.

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Publicado

2015-06-18

Edição

Seção

Artigos