Planos de Aula em Educação Financeira: Praticando a BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n1p95-105

Resumo

Resumo
Este artigo apresenta as práticas pedagógicas em Educação Financeira que foram desenvolvidas com alunos do 3º ano do ensino fundamental em escola pública da periferia de Belém-Pará. São atividades pensadas para compor a sequência didática sobre educação financeira apresentada como produto da dissertação “Retirado para não identificar”. Essas atividades fundamentaram-se nas competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como a empatia, a cooperação, o pensamento científico, crítico, criativo e a investigação, focando nos objetivos de aprendizagem dos conteúdos como as quatro operações matemáticas; nas situações do cotidiano; na argumentação para negociar um produto ou para solucionar um problema. No sentido de formar, integralmente as crianças, isto é, formar um cidadão com competência para administrar seu dinheiro e com capacidade para consumir conscientemente, sabendo a hora de dizer não às seduções do consumo.

Palavras-chave: Sequência Didática. Prática. Consumo.

Abstract
This article presents the pedagogical practices in Financial Education that were developed with students of the 3rd year of elementary school in a public school in the periphery of Belém-Pará. They are activities designed to compose the didactic sequence on financial education presented product of the dissertation "Retirado para não identificar". These activities were based on the general competences of the National Curricular Common Base (BNCC) as empathy, cooperation, scientific, critical, creative thinking and research, focusing on content learning objectives such as the four mathematical operations; in everyday situations; in arguing to negotiate a product or to solve a problem. In the sense of integrally forming the children, that is, forming a citizen with competence to administer their money and with capacity to consume consciously, knowing the time to say no to the seductions of the advertisements.

Keywords: Didactic Sequence. Practice. Consumption.

Biografia do Autor

Silvia Helena da Silva e Souza, Universidade Federal do Pará. PA, Brasil.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2004), Especialista em Informática Educativa pela Universidade Estadual do Pará (UEPA), Pedagogia Inclusiva pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA), LIBRAS pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL), Gestão Escolar pela Universidade Federal do Pará(UFPA) e Mestra em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará(UFPA). Atualmente professora colaboradora do ACESSAR da Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA, vice-diretora - Secretaria Executiva de Educação do Pará-SEDUC e professora- Secretaria Municipal de Bragança-SEMED. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas.

Downloads

Publicado

2022-05-03

Como Citar

Souza, S. H. da S. e, & Machado Júinior, A. G. (2022). Planos de Aula em Educação Financeira: Praticando a BNCC. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 15(1), 95–105. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n1p95-105

Edição

Seção

Artigos