Medidas Estatísticas no Contexto de uma Formação Continuada para Docentes que Atuam no Ensino Superior

Autores

  • Michel da Costa Universidade Metropolitana de Santos
  • Maria Elisabette Brisola Brito Prado Universidade Anhanguera de São Paulo
  • Maria Elisa Esteves Lopes Galvão Universidade Anhanguera de São Paulo
  • Fátima Aparecida da Silva Dias Universidade do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2020v13n4p525-533

Resumo

Resumo
Buscou-se, neste artigo, trazer algumas considerações sobre uma formação continuada em EaD cujo objetivo foi propiciar um processo de Letramento Estatístico para um grupo de profissionais que atuam na tutoria de cursos do Ensino Superior na modalidade a distância. A fundamentação teórica, no que tange às discussões referentes ao Letramento Estatístico, foram utilizados os pressupostos de Gal e Batanero, além de Freire, nas questões da leitura do mundo, reconhecimento da educação dialética e compreensão da estatística como forma de intervenção no mundo e na tomada consciente de decisões, reconhecendo o potencial do letramento como forma de vivenciar situações que desenvolvam competências em contextos diversificados na formação do cidadão crítico. Adotou-se a metodologia qualitativa, com dados coletados por meio dos documentos institucionais, entrevistas, materiais e protocolos dos participantes do curso e do ambiente virtual. O curso proporcionou reflexões acerca do Letramento Estatístico fazendo correlações com o cotidiano, favorecendo a apropriação de habilidades diversas relacionadas à interpretação de dados em tabelas, gráficos diversos, bem como o uso de medidas estatísticas para a análise de conjecturas distintas, por meio de conceitos padronizados e considerando as medidas de tendência central e as de tendência de dispersão. Os resultados deste estudo também apontam a necessidade de as Instituições de Ensino Superior que oferecem educação a distância proporcionarem formações constantes, nas quais os educadores vivenciem o papel do aluno e, por meio desse processo reflexivo, possam aperfeiçoar suas competências profissionais no tocante às práticas de letramento e melhoria nas mediações pedagógicas
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Palavras-chave: Letramento estatístico. Educação estatística. Formação em serviço. Educação à Distância.

Abstract
In this article, we sought to bring some considerations about continuing education in distance education whose objective was to provide a process of Statistical Literacy for a group of professionals who work in the tutoring of Higher Education courses in the distance modality. The theoretical foundation, with respect to the discussions concerning Statistical Literacy, the assumptions of Gal and Batanero, in addition to Freire, were used in the issues of reading the world, recognition of dialectical education and understanding of statistics as a form of intervention in the world and in conscious decision-making, recognizing the potential of literacy as a way of experiencing situations that develop competencies in diverse contexts in the formation of critical citizens. The qualitative methodology was adopted, with data collected through institutional documents, interviews, materials and protocols of course participants and the virtual. The course provided reflections on Statistical Literacy, making correlations with daily life, favoring the appropriation of different skills related to the interpretation of data in tables, different graphs, as well as the use of statistical measures for the analysis of different conjectures, through standardized concepts and considering measures of central tendency and those of dispersion tendency. The results of this study also point out the need for Higher Education Institutions that offer distance education to provide constant training, in which educators experience the role of the student and, through this reflective process, can improve their professional skills with regard to teaching practices. literacy and improvement in pedagogical mediations.

Keywords: Statistical Literacy. Statistical Education. In-service Training. Distance Education.

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Publicado

2021-02-11

Edição

Seção

Artigos