Videoaulas de Matemática: Compreensões que Sustentam e Movimentam uma Produção

Autores

  • José Milton Lopes Pinheiro Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. TO, Brasil.
  • Luiz Carlos Leal Junior Instituto Federal de São Paulo. SP, Brasil.
  • Cecília Pereira de Andrade : Instituto Federal de São Paulo. SP, Brasil.
  • Egidio Rodrigues Martins Egídio Rodrigues Martins: Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. MG, Brasil.
  • Sabrina Aparecida Martins Vallilo Secretaria Municipal de Educação de São Carlos. SP, Brasil.
  • Lilian Esquinelato da Silva Centro de Ensino Superior de Primavera. SP, Brasil. Colégio SOPHUS. SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n2p151-162

Resumo

Resumo
Busca-se aqui compreender: quais as implicações das videoaulas para o ensino e a aprendizagem de matemática, e como o pensar sobre o desenvolvimento de videoaulas conduz ou pode conduzir as ações do professor youtuber, constituindo um modo de ser professor? Para tanto, foram realizadas entrevistas com professores youtubers que ensinam matemática. O dito pelos professores foi transcrito e analisado sob perspectiva analítica fenomenológica, o que permitiu a explicitação do que aqui se entende como estruturantes relevantes à compreensão da pergunta de pesquisa, quais sejam: possibilidades abertas pelo trabalho com videoaulas e solicitações e direcionamentos que conduzem as ações do professor youtuber e constituem seu modo de ser. Uma explicitação sobre esses estruturantes é o modo pelo qual apresentamos ao leitor a compreensão que emerge no âmago desta pesquisa sobre o interrogado, expondo, especialmente, o fazer para/como o outro, que o põe presente em todo processo de uma produção, sendo fundamental à criação, retomada e ressignificação das videoaulas e do modo de produzi-las.

Palavras-chave: Professor Youtuber. Videoaulas. Ensino Virtual. Fenomenologia.

Abstract
The aim here is to understand the implications of video classes for teaching and learning mathematics, and how thinking about the development of video classes leads or can lead the actions of the YouTuber teacher, constituting a way of being a teacher? For this purpose, interviews were conducted with youtubers teachers who teach mathematics. What the professors said was transcribed and analyzed through a phenomenological analytical perspective, which allowed the explanation of what is understood as 'relevant structuring' elements to the understanding of the research question, namely: possibilities opened by working with video classes; requests and directions that guide the YouTuber teacher's actions and constitute his way of being. An explanation of these structuring elements is the way in which we present to the reader the understanding that emerges at the heart of this research on the questioned, exposing the doing for/as the other, which puts it present in the entire process of a production, being fundamental to the creation , resumption and resignification of video classes and the way to produce them.

Keywords: Youtuber Teacher. Vídeo Classes. Virtual Teaching. Phenomenology.

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Publicado

2021-09-27

Como Citar

Pinheiro, J. M. L., Leal Junior, L. C. ., Andrade, C. P. de ., Martins, E. R. ., Vallilo, S. A. M., & Silva, L. E. da . (2021). Videoaulas de Matemática: Compreensões que Sustentam e Movimentam uma Produção. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 14(2), 151–162. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n2p151-162

Edição

Seção

Artigos