Análise de Trajetórias de Professores que Ensinam Probabilidade e Estatística com Auxílio do Software IRAMUTEQ
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2020v13n4p420-428Resumo
Resumo
Compreende-se que, para que o ensino da estatística e da probabilidade cumpra sua função de instrumento modificador, a formação continuada assume um papel essencial, sobretudo quando são propostos espaços formativos que superem a lógica da racionalidade técnica. Nesse direcionamento, o presente artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa, na perspectiva (auto)biográfica, que tem por objetivo analisar narrativas (auto)biográficas de professores que ensinam probabilidade e estatística na educação básica, tomando como suporte o software IRAMUTEQ. As narrativas que compõem o corpus de análise foram produzidas durante o primeiro módulo de um curso de formação continuada no formato EaD, gratuito, que focaliza diferentes práticas pedagógicas para o ensino da estatística. Participaram dez docentes que ensinam estatística nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Como estratégia de análise tomaram-se como base estatísticas textuais clássicas, a nuvem de palavras e a análise de similitude. As análises lexicográficas do corpus textual das narrativas evidenciaram possíveis categorias que emergiram diretamente dos dados, das quais se elegeram “Formação”, “Atuação profissional” e “Anseios e expectativas” como eixos de análise. Os resultados deste estudo possibilitam enfatizar que as narrativas, quando utilizadas em processos de formação continuada de professores que ensinam probabilidade e estatística, podem auxiliar o docente na (re)construção da identidade do educador estatístico. Além disso, permitiram refletir sobre a importância da confrontação do conhecimento estatístico com os contextos sociais, para diferenciar as práticas educativas em matemática e estatística.
Palavras-chave: IRAMUTEQ. Formação Professores. Atuação Profissional. Narrativas. Pesquisas (Auto)Biográficas.
Abstract
It is believed that, for the teaching of statistics and probability to fulfill its role as a modifying instrument, continuing education plays an essential part, especially when formative spaces that surpass the logic of technical rationality are proposed. In this direction, the present article is the result of a qualitative research project, from an (auto)biographical perspective, which aims to analyze (auto)biographical narratives of teachers who teach probability and statistics in elementary education, using the IRAMUTEQ software as a support. The narratives that make up the corpus of analysis were produced during the first module of a free distance learning training course (EaD), focused on different pedagogical practices for teaching statistics. This continuing education course was attended by 10 teachers who teach statistics in the final years of elementary school and in high school. As an analysis strategy, classical textual statistics, word cloud and similarity analysis were used. The lexicographic analyses of the textual corpus of the narratives showed possible categories that emerged directly from the data, from which we chose “Training”, “Professional performance” and “Wishes and expectations” as axes of analysis. Research results enabled us to emphasize that, when used in continuous education processes for teachers who teach probability and statistics, narratives can assist the teacher in the process of (re)building their identity as statistical educators. In addition, they allowed us to reflect on the importance of confronting statistical knowledge with social contexts, making it possible to differentiate educational practices in mathematics and statistics.
Keywords: IRAMUTEQ. Teacher Education. Professional Performance; Narratives, (Auto) Biographical Research.