Análise de Trajetórias de Professores que Ensinam Probabilidade e Estatística com Auxílio do Software IRAMUTEQ

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DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2020v13n4p420-428

Resumo

Resumo
Compreende-se que, para que o ensino da estatística e da probabilidade cumpra sua função de instrumento modificador, a formação continuada assume um papel essencial, sobretudo quando são propostos espaços formativos que superem a lógica da racionalidade técnica. Nesse direcionamento, o presente artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa, na perspectiva (auto)biográfica, que tem por objetivo analisar narrativas (auto)biográficas de professores que ensinam probabilidade e estatística na educação básica, tomando como suporte o software IRAMUTEQ. As narrativas que compõem o corpus de análise foram produzidas durante o primeiro módulo de um curso de formação continuada no formato EaD, gratuito, que focaliza diferentes práticas pedagógicas para o ensino da estatística. Participaram dez docentes que ensinam estatística nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Como estratégia de análise tomaram-se como base estatísticas textuais clássicas, a nuvem de palavras e a análise de similitude. As análises lexicográficas do corpus textual das narrativas evidenciaram possíveis categorias que emergiram diretamente dos dados, das quais se elegeram “Formação”, “Atuação profissional” e “Anseios e expectativas” como eixos de análise. Os resultados deste estudo possibilitam enfatizar que as narrativas, quando utilizadas em processos de formação continuada de professores que ensinam probabilidade e estatística, podem auxiliar o docente na (re)construção da identidade do educador estatístico. Além disso, permitiram refletir sobre a importância da confrontação do conhecimento estatístico com os contextos sociais, para diferenciar as práticas educativas em matemática e estatística.

Palavras-chave: IRAMUTEQ. Formação Professores. Atuação Profissional. Narrativas. Pesquisas (Auto)Biográficas.

Abstract
It is believed that, for the teaching of statistics and probability to fulfill its role as a modifying instrument, continuing education plays an essential part, especially when formative spaces that surpass the logic of technical rationality are proposed. In this direction, the present article is the result of a qualitative research project, from an (auto)biographical perspective, which aims to analyze (auto)biographical narratives of teachers who teach probability and statistics in elementary education, using the IRAMUTEQ software as a support. The narratives that make up the corpus of analysis were produced during the first module of a free distance learning training course (EaD), focused on different pedagogical practices for teaching statistics. This continuing education course was attended by 10 teachers who teach statistics in the final years of elementary school and in high school. As an analysis strategy, classical textual statistics, word cloud and similarity analysis were used. The lexicographic analyses of the textual corpus of the narratives showed possible categories that emerged directly from the data, from which we chose “Training”, “Professional performance” and “Wishes and expectations” as axes of analysis. Research results enabled us to emphasize that, when used in continuous education processes for teachers who teach probability and statistics, narratives can assist the teacher in the process of (re)building their identity as statistical educators. In addition, they allowed us to reflect on the importance of confronting statistical knowledge with social contexts, making it possible to differentiate educational practices in mathematics and statistics.

Keywords: IRAMUTEQ. Teacher Education. Professional Performance; Narratives, (Auto) Biographical Research.

Biografia do Autor

Geovane Carlos Barbosa, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cachoeiro de Itapemirim

1. Graduação em Estatística - Universidade Federal do Espírito Santo.

2. Licenciatura em Matemática - Faculdade Ateneu.

3. Especialista em Gestão Educacional - Faculdade São Camilo 

4. Mestre em Engenharia Ambiental - UFES

5. Doutorando em Ciências e Ensino da Matemática - Universidade Cruzeiro do Sul/SP.

6. Atualmente sou professor de Estatística e Matemática do Departamento de Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES - Campus Cachoeiro de Itapemirim.

7. Revisor da Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde.

Sidney Silva Santos , Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL - 2018)

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN - 2016)

Especialista em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - 2009)

Graduação em Licenciatura em Matemática com ênfase em informática pela Universidade Paulista (UNIP - 2007) 

Pedagogia pela Faculdade Associada Brasil (FAB - 2017)

Douglas da Silva Tinti, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC / SP). Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Estatística Aplicada e Licenciada em Matemática e pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor do Programa de Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais. Professor do Mestrado Profissional de Formação de Gestores Educacionais da Universidade de São Paulo. É professor e coordenador dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Matemática na Universidade de São Paulo. Também coordena o curso de Licenciatura em Matemática EaD da Universidade de Franca e da Universidade Cruzeiro do Sul (Grupo Cruzeiro do Sul Educacional). Atuou como Coordenador Pedagógico (Ensino Médio).

Celi Espasandin Lopes, Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL

Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Taubaté (1985)

Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Guaratinguetá (1987)

Aperfeiçoamento em Matemática Pura pelo IMECC/UNICAMP, Especialização em Modelagem Matemática no Meio Ambiente pela UNESP/Guaratinguetá

Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998)

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003)

Pós-doutorado na The University of Georgia (UGA) 

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Publicado

2021-02-11

Edição

Seção

Artigos