Reflexões e Desenvolvimento de Conhecimentos para o Ensino de Medidas de Tendência Central Gerados por Professores Participantes de um Processo Formativo

Autores

  • Tiago Augusto dos Santos Alves Universidade Anhanguera de São Paulo
  • Angelica da Fontoura Garcia Silva Universidade Anhanguera de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-6018-7327
  • Marta Élid Amorim Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2020v13n4p429-436

Resumo

Resumo
Este artigo descreve parte de uma investigação realizada num contexto de formação continuada, da qual participaram professores que lecionam Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental e Médio. Buscou-se compreender quais são os conhecimentos explicitados e as reflexões geradas durante uma sessão de formação na qual se propôs discutir e refletir sobre os significados das Medidas de Tendência Central – MTC – a partir da análise de situações contextualizadas. O estudo foi desenvolvido no âmbito do Projeto Observatório da Educação. Para desenvolvê-lo, optou-se pela metodologia qualitativa por meio da qual procurou-se descrever e interpretar a participação de 12 professores a partir dos dados coletados em uma das sessões de formação e das respostas dadas por eles a um questionário inicial de pesquisa. Os dados analisados referem-se à produção escrita dos participantes e a transcrição dos vídeos da formação e se deu à luz de teorias a respeito da base de conhecimentos necessários ao ensino – Ball, Thames & Phelps – e reflexão sobre a prática – Zeichner. A análise das reflexões geradas a partir das situações apresentadas possibilitou ao grupo refletir em aspectos importantes das MTC, sobretudo da moda. Foi possível notar a ampliação da base de conhecimentos profissionais dos participantes, especialmente o Conhecimento do Conteúdo e do Ensino. Além disso, há indícios da ampliação do nível de Letramento Estatístico dos participantes desta investigação.

Palavras-chave: Formação Continuada de Professores. Conhecimento Profissional Docente. Reflexão sobre a prática. Ensino de MTC.

Abstract
This article describes part of an investigation carried out in a continuing education context, with the participation of Mathematics teachers for the final years of Primary and Secondary Education. Our goal was to understand their explicit knowledge and reflections during a training session in which we proposed discussing and reflecting on the meanings of Measures and Central Tendency – MCT, based on the analysis of contextualized situations. The study was developed in the scope of the Education Observatory Project. In developing it, we chose a qualitative methodology through which we aimed to describe and interpret the participation of 12 teachers based on data collected in one of the training sessions and the answers they provided on an initial research questionnaire. The analyzed data refer to the written production of the participants and the transcription of the training videos and was carried out according to theories on the knowledge base needed for teaching – Ball, Thames and Phelps - and reflections on the teaching practice - Zeichner. Analyzing the reflections in the situations presented enabled the group to reflect on important aspects of MCT, particularly mode. We observed an increase in the professional knowledge base of the participants, especially their Content Knowledge and Teaching Knowledge. Moreover, there are indications of a heightened level of Statistical Literacy of the participants in this investigation.

Keywords: Continuing Education for Teachers. Teacher Knowledge. Reflections on the teaching practice. Teaching MCT.

Biografia do Autor

Angelica da Fontoura Garcia Silva, Universidade Anhanguera de São Paulo

Mestre em Educação Política e Sociedade e doutora em Educação Matemática pela PUC- SP. Professora do Programa de Pós graduação em Educação Matemática.

Marta Élid Amorim, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação Matemática pela UNIAN, professora do departamento de Matemática da Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

2021-02-11

Edição

Seção

Artigos