Uso de Gráficos Estatísticos por Futuros Professores dos Primeiros Anos na Realização de Trabalhos de Projeto

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DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2020v13n4p394-401

Resumo

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Neste artigo analisam-se os gráficos estatísticos contruídos por estudantes, futuros professores dos primeiros anos escolares, no âmbito da realização de trabalhos de projeto de natureza investigativa. Os gráficos estatísticos são uma componente importante da literacia estatística ao possibilitarem representar e extrair informação que, por sua vez, permitem resumir, generalizar e revelar tendências nos dados representados. Participaram no estudo 56 estudantes do 2.º ano do curso de Licenciatura em Educação Básica, de uma universidade do Norte de Portugal, sendo a sua formação matemática à entrada na universidade muito variada. Para a realização dos trabalhos de projeto os estudantes organizaram-se em pequenos grupos, sendo os dados usados na investigação, ou seja, os gráficos estatísticos, obtidos a partir dos relatórios dos trabalhos de projeto elaborados pelos respetivos grupos. Em termos de resultados do estudo, destaca-se que os estudantes recorreram, sobretudo, a gráficos de barras (simples e múltiplos) e gráficos circulares para representarem os dados, maioritariamente relativos a variáveis estatísticas qualitativas. Já as dificuldades dos estudantes na construção dos gráficos não foram comuns a muitos estudantes, salientando-se a união das barras nos gráficos de barras, o uso de gráficos de linhas para representar dados de variáveis qualitativas e a ausência de etiquetas nos gráficos.

Palavras-chave: Gráficos Estatísticos. Trabalhos de Projeto. Futuros Professores. Primeiros Anos Escolares.

Abstract
In this article are analysed the statistical graphs constructed by students, prospective primary school teachers, in the scope of carrying out investigative project works. Statistical graphs are an important component of statistical literacy as they make it possible to represent and extract information that, in turn, allows to summarize, generalize and reveal trends in the data represented. 56 students from the 2nd year of the Basic Education Degree course, from a university in Northern of Portugal, participated in the study, with a mathematical training at university entering very varied. To carry out the project work, the students were organized in small groups and the data used in the investigation, that is, the statistical graphs, were obtained from the reports of the project works prepared by the respective groups. In terms of the results of the study, it is noteworthy that students used, above all, bar graphs (single and multiple) and pie charts to represent the data, mostly related to qualitative statistical variables. The difficulties of the students in the construction of the graphs were not common to many students, noting the union of the bars in the bar graphs, the use of line graphs to represent data of qualitative variables and the absence of labels in the graphs.

Keywords: Statistical Graphs. Project Works. Prospective Teachers. Primary School.

Biografia do Autor

José António Fernandes, Universidade do Minho

Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão

Maria Helena Martinho, Universidade do Minho

Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão

Gabriela Gonçalves, Instituto Politécnico do Porto

Departamento de Matemática

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Publicado

2021-02-11

Como Citar

Fernandes, J. A., Martinho, M. H., & Gonçalves, G. (2021). Uso de Gráficos Estatísticos por Futuros Professores dos Primeiros Anos na Realização de Trabalhos de Projeto. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 13(4), 394–401. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2020v13n4p394-401

Edição

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Artigos