Mensagens da prática pedagógica sobre Educação Combinatória no contexto do EBRAPEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2020v13n3p353-361

Resumo

Resumo
Este estudo objetiva identificar e compreender mensagens da prática pedagógica representadas em textos do EBRAPEM, com enfoque na Educação Combinatória, buscando responder: Qual(is) é(são) a(s) mensagem(ns) da prática pedagógica representadas em textos do EBRAPEM na perspectiva da Educação Combinatória? Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, a partir de pesquisas sobre “Educação Combinatória”, disponíveis nos anais do EBRAPEM, compreendidas entre 2015 e 2019. Os textos publicados nesse período foram selecionados por meio dos seguintes descritores: combinatória, análise combinatória e educação combinatória. Foram identificadas 02 teses e 12 dissertações. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, a qual nos proporcionou constituir duas categorias, a priori: 1) aspectos físicos dos textos selecionados; 2) mensagem da prática pedagógica implícita nos textos selecionados. Os resultados mostraram, ao menos, duas mensagens: mensagem no campo da formação, que é caracterizada por pesquisas envolvendo professores como participantes de formação inicial e/ou continuada para uso da Educação Combinatória, com atividades referentes aos conhecimentos específicos, especializados e pedagógicos da combinatória planejada pelo pesquisador/formador. A outra mensagem compreendida neste artigo é a mensagem no campo da prática, que está relacionada às ações dos professores em sala ao implementarem a Educação Combinatória com atividades pedagógicas, tendo estudantes como protagonistas.

Palavras-chave: Mensagem. Prática pedagógica. Educação Combinatória. EBRAPEM.

Abstract
This study aim to identify and understand messages of the pedagogical practices represented in EMBRAPEM texts, focusing on Combinatorial Education, seeking to answer: What is (are) the message(s) of the pedagogical practices represented in EBRAPEM in the perspective of Combinatorial Education? It is about a qualitative search of bibliographic character, from research on “Combinatorial Education” available in the EBRAPEM proceedings between 2015 and 2019. The texts published in this period were selected through the following descriptors: combinatorial, combinatorial analysis and combinatorial education. Two thesis and twelve dissertations were identified. The data were analyzed through the Content Analysis, which provided us to constitute two categories a priori: 1) physical aspects of the selected texts; 2) message of the pedagogical practice implicit in the selected texts. The results showed at least two messages: message in the field of teacher education, which is characterized by researches involving teachers as participants of the initial and/or continuing for the use of the Combinatorial Education, with activities referring to the specific, specialized and pedagogical knowledge of the Combinatorial planned by the researcher/training. Another message constant in this article is the message in the practice field, which is related to the teacher’s actions in the classroom when implementing the Combinatorial Education with pedagogical activities having students as protagonists.

Keywords: Message. Pedagogical practice. Combinatorial Education. EBRAPEM.

Biografia do Autor

Reinaldo Feio Lima, UNIFESSPA/IEA

Doutor em Educação (UFBA); Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS). Especialista em Estatística Educacional (UFPA). Graduado em Matemática (UEPA).

Downloads

Publicado

2021-01-12

Edição

Seção

Artigos