Jogos Cooperativos e Argumentação: Caminhos para uma Formação Crítica e Reflexiva de Licenciandos em Matemática

Autores

  • Carlos Antonio da Silva Lopes
  • Sylvia De Chiaro Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2020v13n3p255-266

Resumo

Resumo
O presente artigo se propõe a analisar o impacto de um curso de extensão sobre as relações entre jogos cooperativos e argumentação para uma prática crítica e reflexiva de licenciandos de Matemática de uma Universidade Federal de ensino superior. Para cada momento do curso foram desenvolvidas atividades que permitiram que os 05 licenciandos participantes tivessem contato tanto com os pressupostos teóricos sobre os jogos cooperativos e argumentação, como também vivenciassem atividades práticas que os mobilizaram na utilização dos conhecimentos adquiridos para a construção de um jogo cooperativo-argumentativo como produto final. Ao analisar os dados pudemos concluir que os licenciandos conseguiram desenvolver suas potencialidades cooperativas e argumentativas e foram capazes de elaborar um jogo que denotou a capacidade dos mesmos de pensar em como fazer emergir e manter a argumentação em um contexto cooperativo. Assim, além do curso de extensão ter contribuído para a formação crítica e reflexiva dos licenciandos envolvidos, a experiência formativa pela qual passaram ajudou-os na promoção de situações potencializadoras de um aprendizado igualmente crítico e reflexivo em suas salas de aula.

Palavras-chave: Argumentação. Jogos Cooperativos. Pensamento Crítico-Reflexivo. Formação Docente. Educação Matemática.

Abstract
This article aims to analyze the impact of an extension course about the relationship between cooperative games and argumentation, in order to offer critical and reflective practice to teaching students in Mathematics from a Federal University. For each phase of the course, activities were developed that allowed the 05 participating undergraduates to both have contact with the theoretical assumptions about cooperative games and argumentation, as well as experience practical activities that mobilized them in the use of the acquired knowledge to build a cooperative-argumentative game as a final product. By analyzing the data, we concluded that the undergraduates were able to develop their cooperative and argumentative potential and were capable of developing a game that showed their ability to think about how to make the argumentation emerge and be maintained in a cooperative context. Thus, in addition to the extension course having contributed to the critical and reflective training of the undergraduates involved, the formative experience they went through helped them to promote situations that equally enhanced critical and reflective learning in their classrooms.

Keywords: Argumentation. Cooperative Games. Reflexive-Critical Thinking. Teacher Training. Mathematics Education.

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Publicado

2021-01-12

Como Citar

Lopes, C. A. da S., & De Chiaro, S. (2021). Jogos Cooperativos e Argumentação: Caminhos para uma Formação Crítica e Reflexiva de Licenciandos em Matemática. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 13(3), 255–266. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2020v13n3p255-266

Edição

Seção

Artigos