As Manifestações do Raciocínio em uma Sequência Didática Sobre Função com o Auxílio de um Software

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2019v12n3p315-322

Resumo

Este trabalho é um recorte do relato de uma pesquisa experimental com o uso do software Graphmática. O experimento deu-se através de uma sequência didática com estudantes do ensino médio de uma escola pública de Campo Grande, MS. A metodologia utilizada foi a dialógica e teve por objetivo analisar a contribuição do software e da dialogia para fazer emergir os raciocínios classificados por Peirce como abdutivo, indutivo e dedutivo. Os resultados indicam que essa possibilidade existe, mas requer mais tempo de convivência com os estudantes para conquistar confiança e corrigir algumas fragilidades decorrentes da pouco familiaridade deles com a tecnologia de bancada, bem como, alguns vícios de notação e comunicação verbal construídos durante a vida escolar.

 

Palavras-chave: Graphmatica. Abdutivo. Indutivo. Dedutivo. Educação Matemática.

 

Abstract

This work is a cut of the report of an experimental research with the use of the software Graphmática. The experiment was carried out through a didactic sequence with high school students from a public school in Campo Grande, MS. The methodology used was the dialogic, which had as objective analyze the software's contribution and the dialogism to emerge the reasonings classified by Peirce as abductive, inductive and deductive. The results indicate that this possibility exists, but it requires more time with the students to gain confidence and to correct some weaknesses due to their lack of familiarity with bench technology, as well as some notation and verbal communication habits built during the school life. 

Keywords: Graphmatica. Abductive. Inductive. Deductive. Mathematical Education.

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Publicado

2020-03-04

Como Citar

Gonzales, K. G., & Sales, A. (2020). As Manifestações do Raciocínio em uma Sequência Didática Sobre Função com o Auxílio de um Software. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 12(3), 315–322. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2019v12n3p315-322

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Artigos