Sentidos do PIBID para/na Formação de Professores de Matemática

Autores

  • Viviane Cristina Almada de Oliveira Universidade Federal de São João del-Rei, Departamento de Matemática e Estatística. MG, Brasil.
  • Jéssica Nascimento dos Santos Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais. MG, Brasil
  • Rebeca Ramona Dias Rodrigues Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais. MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2019v12n3p334-344

Resumo

O artigo apresenta algumas considerações sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), focando, em especial, nas experiências de integrantes do subprojeto na área de Matemática da XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX. Inicialmente, apresentamos um breve histórico do programa na XXXX e do subprojeto de Matemática (PIBID/Matemática) no curso de licenciatura em Matemática. Abordamos o diálogo entre a teoria e a prática, proporcionado pelo programa, através da articulação entre a universidade e a escola, por nós considerada como campo de formação do licenciando e do professor. Destacamos a importância do caráter coletivo de nossos trabalhos no PIBID/Matemática e das reflexões sobre nossas práticas. Trazemos à escrita algumas práticas realizadas no ensino público da cidade de XXXXXXXXXXX, colocando nossas considerações sobre como elas podem ter implicado em nossa formação docente. Embora reconheçamos o PIBID como uma iniciativa que contribuiu consideravelmente para a formação de professores no Brasil, reconhecemos que ainda há muitos desafios a serem suplantados nessa área; em particular, a implementação de políticas de acompanhamento e acolhida do professor em  início de carreira.

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Publicado

2020-03-04

Como Citar

Oliveira, V. C. A. de, Santos, J. N. dos, & Rodrigues, R. R. D. (2020). Sentidos do PIBID para/na Formação de Professores de Matemática. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 12(3), 334–344. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2019v12n3p334-344

Edição

Seção

Artigos