PIBID-TOO e os Produtos Educacionais Digitais: os Resultados de um Grupo em Ação

Autores

  • Edineia dos Santos Brizola Brum Universidade Tecnológica Federal do Paraná, PR, Brasil.
  • Djerly Simonetti Universidade Federal de Santa Catarina, SC, Brasil.
  • Renato Francisco Merli Universidade Tecnológica Federal do Paraná, PR, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-6781-2914

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2019v12n1p57-66

Resumo

Ao longo dos últimos anos temos experienciado resultados positivos do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Nesse contexto, o presente artigo busca evidenciar, a partir dos produtos educacionais digitais resultantes do PIBID-TOO e dos que aparecem no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), o quão importante foi/é o Programa para: a formação de futuros professores, a qualificação continuada dos professores da educação básica e do ensino superior e a produção de novas pesquisas com enfoque na sala de aula. Utilizando uma abordagem qualitativa investigamos a produção de produtos educacionais digitais nos últimos três ENEMs e dos últimos cinco anos do PIBID-TOO e chegamos à conclusão que os subprojetos do PIBID geram uma variedade de produções educacionais, em especial, produtos educacionais digitais, e que é nítido como cortes governamentais e mudanças externas de cunho político podem influenciar no andamento de iniciativas importantes para uma melhor formação, inicial e continuada, de professores.

 

Palavras-chave: PIBID. Produto Educacional Digital. Produções Educacionais.

 

Abstract

Over the last few years we have experienced positive results from the Program of Initiatives for Teaching (PIBID). In this context, the present article seeks to show, from the digital educational products resulting from PIBID-TOO and those that appear in the National Meeting of Mathematics Education (ENEM), how important was / is the program for: the training of future teachers, continuous qualification of teachers of basic education and higher education, and the production of new research with a focus on the classroom. Using a qualitative approach we investigated the production of digital educational products in the last three ENEMs and in the last five years of the PIBID-TOO and we came to the conclusion that PIBID subprojects generate a variety of educational productions, especially digital educational products, and that it is clear how government cuts and external political changes can influence the progress of important initiatives for better initial and continuing teachers training.

 

Keywords: PIBID. Digital Educational Product. Educational Productions.

Biografia do Autor

Edineia dos Santos Brizola Brum, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, PR, Brasil.

Licenciada em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - câmpus Toledo, no ano de 2017.

Djerly Simonetti, Universidade Federal de Santa Catarina, SC, Brasil.

Mestranda do programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da UFSC.

Renato Francisco Merli, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, PR, Brasil.

Licenciado em Matemática na Faculdade de Apucarana, Especialista em Educação Matemática pela mesma Faculdade, Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual de Londrina, Mestre em Filosofia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Doutorando em Educação em Ciências e Educação Matemática pela mesma universidade.

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

Brum, E. dos S. B., Simonetti, D., & Merli, R. F. (2019). PIBID-TOO e os Produtos Educacionais Digitais: os Resultados de um Grupo em Ação. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 12(1), 57–66. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2019v12n1p57-66

Edição

Seção

Artigos