PIBID-TOO e os Produtos Educacionais Digitais: os Resultados de um Grupo em Ação

Autores

  • Edineia dos Santos Brizola Brum Universidade Tecnológica Federal do Paraná, PR, Brasil.
  • Djerly Simonetti Universidade Federal de Santa Catarina, SC, Brasil.
  • Renato Francisco Merli Universidade Tecnológica Federal do Paraná, PR, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-6781-2914

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2019v12n1p57-66

Resumo

Ao longo dos últimos anos temos experienciado resultados positivos do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Nesse contexto, o presente artigo busca evidenciar, a partir dos produtos educacionais digitais resultantes do PIBID-TOO e dos que aparecem no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), o quão importante foi/é o Programa para: a formação de futuros professores, a qualificação continuada dos professores da educação básica e do ensino superior e a produção de novas pesquisas com enfoque na sala de aula. Utilizando uma abordagem qualitativa investigamos a produção de produtos educacionais digitais nos últimos três ENEMs e dos últimos cinco anos do PIBID-TOO e chegamos à conclusão que os subprojetos do PIBID geram uma variedade de produções educacionais, em especial, produtos educacionais digitais, e que é nítido como cortes governamentais e mudanças externas de cunho político podem influenciar no andamento de iniciativas importantes para uma melhor formação, inicial e continuada, de professores.

 

Palavras-chave: PIBID. Produto Educacional Digital. Produções Educacionais.

 

Abstract

Over the last few years we have experienced positive results from the Program of Initiatives for Teaching (PIBID). In this context, the present article seeks to show, from the digital educational products resulting from PIBID-TOO and those that appear in the National Meeting of Mathematics Education (ENEM), how important was / is the program for: the training of future teachers, continuous qualification of teachers of basic education and higher education, and the production of new research with a focus on the classroom. Using a qualitative approach we investigated the production of digital educational products in the last three ENEMs and in the last five years of the PIBID-TOO and we came to the conclusion that PIBID subprojects generate a variety of educational productions, especially digital educational products, and that it is clear how government cuts and external political changes can influence the progress of important initiatives for better initial and continuing teachers training.

 

Keywords: PIBID. Digital Educational Product. Educational Productions.

Biografia do Autor

Edineia dos Santos Brizola Brum, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, PR, Brasil.

Licenciada em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - câmpus Toledo, no ano de 2017.

Djerly Simonetti, Universidade Federal de Santa Catarina, SC, Brasil.

Mestranda do programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da UFSC.

Renato Francisco Merli, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, PR, Brasil.

Licenciado em Matemática na Faculdade de Apucarana, Especialista em Educação Matemática pela mesma Faculdade, Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual de Londrina, Mestre em Filosofia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Doutorando em Educação em Ciências e Educação Matemática pela mesma universidade.

Referências

Borba, M. D. C., & Araújo, J. D. L. (2013). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. v. 9. Belo Horizonte: Autêntica.

Borgmann, C. (2015). A produção e o uso de Vídeos para sala de aula: uma experiência com/dos PIBIDianos. In: Anais do Encontro Paranaense de Educação Matemática, Ponta Grossa, PR, XI. Disponível em: <http://sites.uepg.br/XIIIEPREM/anais/>.

Brasil. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2013). Documento de área 2013. Disponível em: <http://www.avaliacaotrienal2013.capes.gov.br/documento-de-area-e-comissao>. Acesso em: 27 abr. 2018.

Brasil. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2016). Orientações para APCN - Aplicativos de Propostas de Cursos Novos, Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/documentos/Criterios_apcn_2016/Criterios_APCN_Ensino.pdf>.

Brasil. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2012). Modelo de relatório de atividades. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/Pibid_ModeloRelatorioAtividades-dez12.doc>. Acesso em: 3 jun. 2018.

Caetano, A. B, Brum, E. S. B., Grigolo, J. I., & Novaes, B. W. D. (2015). Reuniões do Grupo PIBID Matemática da UTFPR, Câmpus Toledo: reflexões do trabalho colaborativo. In: Anais do Encontro PIBID da UTFPR, Curitiba, PR, II.

Cavalcante, C. R., Zanella, J. A. & Roehr, S. A. (2015). Por que uma Gincana da Matemática? In: Anais do Encontro PIBID da UTFPR, Curitiba, PR, II.

Chang, P. (2014) Tecnologias na educação: produção de vídeos como proposta de ensino-aprendizagem. Disponível em: <http://cac-php.unioeste.br/programa/PIBID/docs/07_PIBID_anais_completo>.

Falkembach, G. A. M. (2005). Concepção e desenvolvimento de material educativo digital. Revista Novas Tecnologias na Educação, 3(1), 1-15. D

Feitoza, C. K., Silva, M. C., Rautenberg, G. S. & Novaes, B. W. D. (2015). GINCAMAT: por uma matemática para todos. In: Anais do Encontro PIBID da UTFPR, Curitiba, PR, II.

Langaro, L. N., Spielmann, R. & Novaes, B. W. D. (2014). O PIBID de Matemática da UTFPR de Toledo na visão dos professores supervisores: primeiras impressões. In: Anais do Seminário Estadual do PIBID, Foz do Iguaçu, PR, 4. Disponível em: <http://cac-php.unioeste.br/programa/PIBID/docs/07_PIBID_anais_completo>. Acesso em: 01 mai. 2018.

Moreira, M. A. (2012). ¿Al afinal, qué es aprendizaje siginificativo?. Qurriculum, (25), 29-56. 2018.

Moreira, M. A., & Nardi, R. (2009). O mestrado profissional na área de ensino de Ciências e Matemática: Alguns esclarecimentos. Rev. Bras. Ensino Ciênc. Tecnol., 2(3), 1-9.

Ostermann, F., & Rezende, F. (2009). Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática: uma reflexão sobre os mestrados profissionais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 26(1), 66-80.

Salem, S. (2012). Perfil, evolução e perspectivas da pesquisa em Ensino de Física no Brasil (Tese de Doutorado) Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Sousa, M. C. (2011). Produtos educacionais de Matemática elaborados por professores da Educação Básica no âmbito do NIPEM. In: Anais do Encontro da rede de professores, pesquisadores e licenciandos de Física e de Matemática, São Carlos, SP, II. Disponível em: <http://www.enrede.ufscar.br/participantes_arquivos/E3_Sousa_TA.pdf>.

Sousa, M. C. (2016). Escritas reflexivas de professores que ensinam matemática enquanto desenvolvem produtos educacionais coletivamente. Zetetiké, 24(1), 43-58.

Silva, E. L., Café, L., & Catapan, A. H. (2010). Os objetos educacionais, os metadados e os repositórios na sociedade da informação. Ciência da Informação, 39(3), 93-104.

Tinti, D. D. S. (2012). PIBID: um estudo sobre suas contribuições para o processo formativo de alunos de Licenciatura em Matemática da PUC-SP (Dissertação de Mestrado) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP, Brasil. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/1093>.

Trevisan, D. et al. (2016). PIBID e a formação do professor de matemática:

experiências de inovação e interdisciplinaridade. In: Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo, Disponível em: <http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/7987_3604_ID.pdf>.

Vertuan, R. E., Merli, R. F. & Novaes, B. W. D. (2016). O que revelam as produções dos bolsistas de iniciação à docência do PIBID-TOO acerca das contribuições desse subprojeto para suas formações docentes. In: Quinelato, A. L., Novaes, B. W. D., Fernandes, M., Cordeiro, M. S., Moreira, R. R., & Lobo, V. S. (Org.). UTFPR 10 anos: Crescimento em pesquisa, ensino e extensão (pp. 333-349). Toledo: DRHS.

Ziemer, N. E., Pereira, R. V. S. G. & Vertuan, R. E. As influências do Teatro na formação docente de professores de Matemática. In: Anais do Encontro PIBID da UTFPR, Curitiba, PR, II.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Edição

Seção

Artigos