A Formação para a Docência no Contexto do PIBID1 de Matemática da Universidade de Brasília

Autores

  • Regina da Silva Pina Neves Universidade de Brasília, Departamento de Matemática. Brasília, DF, Brasil.
  • Leonardo Gomes Pires Universidade de Brasília, Departamento de Matemática. Brasília, DF, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2019v12n2p191-198

Resumo

Este estudo analisa as produções escritas de escolares da educação básica, elaboradas a partir das atividades desenvolvidas no contexto do PIBID de matemática da Universidade de Brasília, com os seguintes objetivos: 1) compreender os processos de conceituação matemática de escolares da educação básica, revelados em suas produções escritas e, 2) compreender como a análise da produção escrita de escolares da educação básica desenvolve licenciandos para a mediação em processos de conceituação matemática. Participaram do estudo 13 escolares do 3º ano do Ensino Médio (17 anos) de Escola Pública e 1 licenciando de Matemática da UnB (21 anos). Os escolares tiveram encontros semanais de duas horas com o referido licenciando, totalizando 26 horas, em atividades que abordam conceitos de simetria, noções de probabilidade e funções. Os resultados mostraram que os escolares apresentaram escrita matemática e em língua portuguesa incoerentes com o ano escolar em questão e dificuldades conceituais relacionadas aos conceitos abordados. Diante disso, o licenciando desenvolveu novas estratégias metodológicas e o discurso mediacional a fim de auxiliar os escolares na superação das dificuldades, por meio da análise constante da produção escrita revelada nos encontros. Desse modo, a análise da produção escrita de escolares mostrou-se fundamental para o processo de formação inicial em curso.

Palavras-chave: Produção Escrita. Formação Inicial. Docência. Matemática.


Abstract
This study analyzes the written productions of elementary school students, based on the activities developed in the context of PIBID of Mathematics at the University of Brasilia, with the following objectives: 1) to understand the processes of mathematical conceptualization of primary school students revealed in their written productions e, 2) to understand how the analysis of written production of elementary school students develops the licenciando for mediation in processes of mathematical conceptualization. The study included 13 students from the 3rd year of high school (17 years) of public school and 1 bachelor of mathematics from UnB (21 years). The students had weekly meetings of two hours with the mentioned licenciando, totalizing 26 hours, in activities that approach concepts of symmetry, notions of probability and functions. The results showed that the students presented in mathematical and in Portuguese language incoherent writing with the school year in question and conceptual difficulties related to the concepts addressed. Thus, the licenciando developed new methodological strategies and the mediational discourse in order to help the students in overcoming the difficulties, through the constant analysis of the written production revealed in the meetings. Thus, the analysis of the written production of schoolchildren has proved to be fundamental to the process of initial formation in progress.

Keywords: Written production. Inicial formation. Teaching Mathematics.

Biografia do Autor

Regina da Silva Pina Neves, Universidade de Brasília, Departamento de Matemática. Brasília, DF, Brasil.

Docente do Curso de Licenciatura em Matemática

área de pesquisa em Educação Matemática

Departamento de Matemática

Universidade de Brasília

Leonardo Gomes Pires, Universidade de Brasília, Departamento de Matemática. Brasília, DF, Brasil.

Licenciado em Matemática

Mestrando do PROFMAT, UnB

Professor de Matemática da Educação Básica

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Publicado

2019-09-05

Como Citar

Neves, R. da S. P., & Pires, L. G. (2019). A Formação para a Docência no Contexto do PIBID1 de Matemática da Universidade de Brasília. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 12(2), 191–198. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2019v12n2p191-198

Edição

Seção

Artigos