Desenvolvimento de Professores e Aprendizagem dos seus Estudantes

Autores

  • Analúcia D. Schliemann Tufts University, USA
  • David W. Carraher TERC Institute, USA
  • Montserrat Teixidor-i-Bigas Tufts University, USA

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2017v10n2p130-139

Resumo

Este estudo descreve e avalia o impacto de um programa para o desenvolvimento de professores de matemática que (a) enfatiza álgebra, funções e suas várias representações como elementos de integração e aprofundamento de tópicos do currículo de matemática, (b) salienta a integração entre a notação algébrica, a representação gráfica e as relações entre quantidades físicas e (c) promove o ensino de conceitos e representações matemáticas através de discussões em sala de aula, a partir do raciocínio e representações intuitivas propostas pelos alunos. A contribuição do programa é analisada em termos de mudanças em sala de aula e resultados dos alunos em testes padronizados de avaliação no estado. 

Palavras-chave: Desenvolvimento de Professores. Álgebra. Funções. Ensino Fundamental. Álgebra Inicial.


Abstract
This paper describes and evaluates the impact of a mathematics teacher development program that (a) highlights algebra, functions, and their representations as a thread that unifies and deepens the content of the mathematics curriculum, (b) emphasizes the integration among algebra notation, graphical representation, and relationships between physical quantities, and (c) promotes the teaching of mathematical content and representations through classroom discussions, taking into account the reasoning and intuitive representations proposed by students. The contribution of the program is analyzed in terms of changes in classroom teaching and students’ results in state mandated standard tests.

Keywords: Teacher Development. Algebra. Functions. Middle School. High School. Early Algebra.

Downloads

Publicado

2017-07-30

Como Citar

Schliemann, A. D., Carraher, D. W., & Teixidor-i-Bigas, M. (2017). Desenvolvimento de Professores e Aprendizagem dos seus Estudantes. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 10(2), 130–139. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2017v10n2p130-139

Edição

Seção

Artigos