Centro Educacional Teodoro Sampaio: os Saberes Matemáticos na Formação dos Professores das Séries Iniciais em Santo Amaro (1954-1971)

Autores

  • Eliene Barbosa Lima Universidade Estadual de Feira de Santana. BA, Brasil.
  • Wesley Ferreira Nery Universidade Estadual de Feira de Santana. BA, Brasil
  • Inês Angélica Andrade Freire Universidade do Sudoeste da Bahia. BA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2018v11n1p88-94

Resumo

Neste artigo, analisamos os saberes matemáticos na formação dos professores primário no Centro Educacional Teodoro Sampaio no período de 1954 – ano de sua inauguração como centro formador de professor primário – a 1971 – o ano em que foi sancionada a Lei 5.692, a qual reformou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1961 ao estabelecer uma nova classificação serial para a educação básica e ampliar a sua obrigatoriedade. Neste sentido, além de termos nos apoiado nas categorizações de saberes a ensinar e saberes para ensinar, apropriadas, recentemente, por Valente (2016), fizemos uso de documentos históricos pertencentes a esse centro de ensino e de uma historiografia da educação e da própria história. A partir dessa análise, argumentamos que pelo menos ao longo da década de 1960, nesse centro santamarense, os saberes a ensinar, dados nas disciplinas escolares continuavam tendo domínio na formação dos professores primários. Essa realidade permanecia mesmo após os saberes para ensinar, ainda que oscilando de um ano para outro, terem ganhado paulatinamente mais espaço na formação dos professores que ensinariam nas séries iniciais.

Palavras-chave: Saberes Matemáticos. Formação de Professores. Centro Educacional Teodoro Sampaio. Bahia.

Abstract

In this article, we analyze the mathematical knowledge in the formation of primary teachers in Teodoro Sampaio Educational Centre in the period from 1954 - the year of its inauguration as a primary teacher centre - to 1971 - the year in which the Law 5.692 was sanctioned, which reformed the 1961 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional establishing a new serial classification for a basic education and extending its obligatoriness. In this sense, in addition to having been supported in the categories of knowledge to be taught and knowledge to teach, recently adapted by Valente (2016), we have used historical documents belonging to this teaching centre and a historiography of education and history itself. From this analysis, we argue that, at least during the 1960s, in the santamarense centre, the knowledge to be taught provided in the school subjects continued to dominate the formation of primary teachers. This reality remained even after the knowledge to teach, even though they oscillated from one year to another, they gradually gained more space in the formation of the teachers who would teach in the initial grades.

Keywords: mathematical knowledge. Teacher Formation. Teodoro Sampaio Educational Centre. Bahia.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Edição

Seção

Artigos