Livros Didáticos Integrados para o Ensino Primário Gaúcho: uma Análise da Abordagem das Operações Aritméticas da Soma e Subtração (1960-1978)

Autores

  • Antonio Mauricio Medeiros Alves Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2018v11n1p55-63

Resumo

Em meados do século XX um importante movimento de renovação do ensino da Matemática se desenvolveu mundialmente, influenciando as práticas docentes e também a produção didática para o ensino dessa disciplina. Esse texto apresenta um estudo sobre as transformações decorrentes desse movimento na abordagem das operações aritméticas da soma e subtração em três coleções de livros didáticos produzidos no Rio Grande do Sul, para o ensino primário, no período de 1960-1978: Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente (em duas versões). O estudo, de cunho histórico, privilegiou a análise documental de 17 volumes de livros das coleções citadas e adota como referencial teóricometodológico a História Cultural, a partir de autores como Roger Chartier. Verificou-se que as operações aritméticas da soma e da subtração tiveram sua abordagem modificada em função de um novo conteúdo, a Teoria dos Conjuntos.

Palavras-chave: Livro Didático. Matemática Moderna. Ensino Primário. Operações Aritméticas.

Abstract
An important movement of teaching Mathematics renew was developed, in the world, in the middle of the XX century, influencing the teaching practices and also didactic production for the teaching of this discipline. This text presents a study about the results of transformations from this movement in the approach to the arithmetic operations of addition and subtraction in three collections of didactic books produced in Rio Grande do Sul for primary education in the period 1960-1978: Estrada Iluminada and Nossa Terra Nossa Gente (in two versions). The historical study was developed in a methodological approach that privileged the documentary analysis of 17 volumes of books of the aforementioned collections and adopts as a theoretical and methodological studies on the Cultural History from authors such as Roger Chartier. It was verified that the arithmetic operations of addition and subtraction had their approach modified in function of a new content,the Set Theory.

Keywords: Didactic Book. Modern Mathematics. Primary Education. Arithmetic Operations.

Biografia do Autor

Antonio Mauricio Medeiros Alves, Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. RS, Brasil.

Professor do Departamento de Educação Matemática do Instituto de Fisica e Matemática da UFPel

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Alves, A. M. M. (2018). Livros Didáticos Integrados para o Ensino Primário Gaúcho: uma Análise da Abordagem das Operações Aritméticas da Soma e Subtração (1960-1978). Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 11(1), 55–63. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2018v11n1p55-63

Edição

Seção

Artigos