Diálogos entre Comenius, Pestalozzi e Calkins e os Saberes Geométricos na Escola Primária

Autores

  • Alexsandra Camara Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Neuza Bertoni Pinto Universidade Federal de Mato Grosso, Prgrama de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências e Matemática

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2018v11n1p3-12

Resumo

Este artigo é parte de estudo mais amplo que investiga processos de circulação e apropriação de conteúdos e métodos dos saberes geométricos na escola elementar. De modo particular, buscou desvelar a maneira pela qual o ensino desses saberes foi proposto a partir das diretrizes do método intuitivo. Com esse objetivo, constituíram-se como pontos de partida as análises das fontes que são os escritos de Comenius, Pestalozzi e Calkins, por meio de suas respectivas obras: Didática Magna (1621), Cómo Gertrudis enseña a sus hijos (1801) e Primeiras Lições de Coisas (1886). Diante da grande importância dispensada por Calkins para os trabalhos de Comenius e Pestalozzi, interessou compreender: Quais ideias pedagógicas de Comenius e Pestalozzi foram apropriadas e utilizadas por Calkins ao elaborar a sua proposta do ensino sobre os saberes geométricos? Na procura por resposta, realizou-se, inicialmente, uma breve abordagem das ideias pedagógicas desses autores. Em seguida, partindo de leituras das três obras citadas, analisou-se cada proposta para o ensino de saberes geométricos e suas respectivas metodologias. Por fim, foram discutidas diferenças e semelhanças observadas nas ideias dos autores, o que permitiu a compreensão não só do ensino sobre os saberes geométricos, mas também do modo de apropriação de Comenius e Pestalozzi por Calkins.

Palavras-chave: Saberes Geométricos. Escola Primária. Método Intuitivo. Lições de Coisas.


Abstract

This article is part of a more amplified study, which investigates processes of circulation and appropriation of contents and methods of geometric knowledge in elementary school. In a specific way, it was tried to unveil the manner of how these contents were proposed based on intuitive method guidelines. Beginning from this objective, as starting points, it was constructed an analysis based on particular documents written by Comenius, Pestalozzi e Calkins by means of their respective works: Didática Magna (1621), Cómo Gertrudis enseña a sus hijos (1801) e Primeiras Lições de Coisas (1886). Given the importance inclined by Calkins for Comenius and Pestalozzi’s works, interested us to comprehend: Which pedagogical ideas from Comenius and Pestalozzi where appropriate and used by Calkins in order to elaborate his own geometry content teaching propose? Moreover, with the objective to answer this particular question, it was accomplished a brief approach of the main pedagogical ideas of these authors. Then, starting from the reading of the three works quoted before, it was analysed each propose for geometry content teaching and methodologies. At last, it was discussed similarities and differences observed between the author’s ideas and what specifically permitted not only the comprehension of geometry tutoring but also the way of Comenius and Pestalozzi appropriation by Calkins.

Keywords: Geometry Knowledge. Primary School. Intuitive Method. Lessons of Things.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

Camara, A., & Pinto, N. B. (2018). Diálogos entre Comenius, Pestalozzi e Calkins e os Saberes Geométricos na Escola Primária. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 11(1), 3–12. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2018v11n1p3-12

Edição

Seção

Artigos