Percepção dos Docentes Quanto à Abordagem da Resolução de Problemas nos Livros Didáticos de Matemática

Autores

  • Geovana Luiza Kliemann Centro Universitário Univates, Programa de Pós-Graduação em Ensino.
  • Maria Madalena Dullius Universidade do Vale do Taquari, Programa de Pós-Graduação em em Ensino de Ciências Exatas e Programa de Pós-Graduação em Ensino.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2017v10n3p177-185

Resumo

Esta investigação visou diagnosticar como e para que os professores do 1º ano do Ensino Médio de seis escolas estaduais do Vale do Taquari usam os livros didáticos de Matemática, e identificar suas percepções em relação à abordagem da resolução de problemas neste material. Para atingir os objetivos, foram realizadas entrevistas com dez professores de Matemática, as quais foram gravadas e, após análise, resultaram em categorias. Como resultados, é possível destacar que os livros didáticos são utilizados pelos professores sob diferentes aspectos, principalmente para retirar exercícios e problemas que estão relacionados aos conteúdos que exploram em suas aulas e que apresentam algumas inovações, mas os problemas vêm, na maioria das vezes, vinculados a algum conteúdo específico. Considera-se, portanto, que o livro didático auxilia o professor e permite reflexões que possibilitam a ele realizar uma abordagem voltada à metodologia da resolução de problemas, porém não é suficiente para prática escolar.

Palavras-chave: Professores de Matemática. Livro didático. Resolução de problemas.

Abstract
This research aimed to diagnose how and what for teachers of the 1st year of High Schools from six public schools in Vale do Taquari use Mathematics textbooks, and to identify their perceptions regarding to the approach of problem solving in this material. In order to achieve the objectives, ten Mathematics teachers were interviewed and recorded and, after analysis, their speeches resulted in categories. As a result, it is possible to point out that textbooks are used by teachers under different aspects and that they present some innovations, but the problems are, in most cases, linked to some specific content. It is considered, therefore, that the textbook helps the teacher and allows reflections that make possible to him an approach focused on the problem solving methodology, but is not enough for school practice.

Keywords: Math teachers. Textbook. Problem Solving.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Kliemann, G. L., & Dullius, M. M. (2018). Percepção dos Docentes Quanto à Abordagem da Resolução de Problemas nos Livros Didáticos de Matemática. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 10(3), 177–185. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2017v10n3p177-185

Edição

Seção

Artigos