Pesquisar em Educação Matemática na Contemporaneidade: Perspectivas e Desafios

Autores

  • Gelsa Knijnik Universidade Anhanguera de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2016v9n3p1-14

Resumo

O texto examina perspectivas e desafios para a pesquisa em educação matemática, na contemporaneidade, considerando-a como parte da atual configuração do mundo globalizado, marcado pela racionalidade neoliberal. No âmbito da educação, em particular no da educação matemática, essa racionalidade se expressa mediante as orientações da OCDE e seus desdobramentos, como o PISA, no imperativo de “aprender por toda a vida”, no estímulo à competição e ao individualismo. É discutida a pesquisa em educação matemática no que se refere: ao lugar ocupado pela ciência, na conformação do pensamento moderno e sua imbricação, em tempos mais recentes, com a tecnologia, o que vem sendo nomeado por tecnociência; ao funcionamento do dispositivo da tecnocientificidade e suas conexões com a matemática escolar; e às implicações da racionalidade neoliberal no que tange a escolhas metodológicas da pesquisa em educação matemática.

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Publicado

2017-03-02

Edição

Seção

Artigos