O Uso de Narrativas na Formação Inicial de Professores de Matemática

Autores

  • Miriam Cardoso Utsumi Universidade Estadual de Campinas, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-7738-0513
  • Edna Maura Zuffi Universidade Estadual de São Paulo, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Departamento de Matemática. SP, Brasil.
  • Esther Almeida Prado Rodrigues Universidade de São Paulo, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2017v10n3p154-163

Resumo

Investigou-se o processo de aprendizagem da docência vivenciado por futuros professores de Matemática, a partir da análise das narrativas de três licenciandos do período noturno de uma universidade pública, produzidas durante a disciplina de Prática de Ensino de Matemática. Foram eleitos os temas Percepção sobre ser Professor, Dilemas da Prática e Reflexão na e sobre-a-ação para ilustrar o processo vivenciado e em que medida as atividades desenvolvidas na disciplina contribuíram para a aprendizagem da docência. Os dados obtidos evidenciaram que os problemas mais percebidos pelos licenciandos foram em relação à disciplina em sala de aula e à desmotivação. Estes apresentaram concepções de ensino e aprendizagem norteadas por proposições e aspectos pedagógicos educativos que parecem ter superado as visões tradicionais e mecanicistas dos processos de aprender e ensinar. As narrativas aqui destacadas evidenciaram que a profissão docente vai sendo construída à medida que o professor articula os conhecimentos teórico-acadêmicos à cultura escolar e à reflexão sobre sua prática. Acredita-se que o exercício das narrativas tenha propiciado a reflexão sobre a ação, o confronto com os dilemas da profissão e com seus dilemas pessoais, fazendo ressaltar sua percepção sobre ser professor, e potencializaram o estabelecimento de inter-relações entre as teorias aprendidas e sua futura atuação para ensinar matemática. Pôde-se observar ainda, um amadurecimento dos licenciandos no decorrer dessas narrativas, que se mostraram uma ferramenta útil para seu desenvolvimento profissional, como futuros professores.

Palavras-chave: Educação Matemática. Formação Inicial de Professores. Aprendizagem da Docência. Reflexão. Narrativas.

Abstract
This paper investigates the learning process of teaching experienced by three prospective teachers in initial training from a public university, through the analysis of their narratives, produced during the course of Mathematics Teaching Practice. We elect three themes – Perception about being a teacher, Dilemmas of the Practices, Reflection in and about the action – to illustrate the lived process, and conjecture if the developed activities contributed to the learning of teaching. This analysis showed that the most perceived problems by undergraduates were related to pupils’ indiscipline and demotivation in the classroom. The undergraduates had conceptions of teaching and learning guided by propositions and educational pedagogical aspects that seem to have overcome the traditional and mechanistic views of the teaching-learning processes. Such narrative practices afforded them the reflection on action, confronting their personal and professional dilemmas, revealing their perception about being a teacher. They leveraged the establishment of interrelationships between the learned theories, and their future activities to teach math. Also, we observe a maturing of undergraduates throughout their narratives, which proved to be a useful tool for their professional development as future teachers.

keywords: Mathematics Education. Initial Teacher Training. Learning of Teaching. Reflection. Narratives.

Biografia do Autor

Miriam Cardoso Utsumi, Universidade Estadual de Campinas, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. SP, Brasil.

Doutora em Educação pela Unicamp. Professora da FE-UNICAMP e do Programa de pós-graduação – Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT da USP.

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Publicado

2018-12-30

Edição

Seção

Artigos