As Operações de Adição e Subtração nas Aritméticas Editadas para as Escolas Paroquiais Luteranas do Século XX no Rio Grande do Sul

Autores

  • Malcus Cassiano Kuhn Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. RS, Brasil http://orcid.org/0000-0002-6001-2324
  • Arno Bayer Universidade Luterana do Brasil, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2017v10n3p141-153

Resumo

O artigo discute as operações de adição e subtração com números naturais nas aritméticas editadas pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil, por meio da Casa Publicadora Concórdia de Porto Alegre, para as escolas paroquiais luteranas do século XX no Rio Grande do Sul. Baseando-se na pesquisa histórica e no conceito de cultura escolar, analisaram-se a Primeira Aritmética da série Ordem e Progresso, a Primeira Aritmética da série Concórdia e duas edições da Segunda Aritmética da série Concórdia. Essas aritméticas apresentam algumas propostas de ensino alicerçadas no método intuitivo, enquanto outras refletem a tradição pedagógica da memorização, com ênfase no desenvolvimento de habilidades para o cálculo mental e escrito, com precisão e foco nos algoritmos e procedimentos de cálculo das operações de adição e subtração. As edições da Segunda Aritmética ainda trazem exercícios e problemas contextualizados com a realidade dos alunos das escolas paroquiais luteranas gaúchas e apresentam as provas reais da adição e subtração, destacando-se a ideia da adição e subtração como operações inversas e a prova dos 9.

Palavras-chave: História da Educação Matemática. Adição. Subtração. Livros de Aritmética. Cultura Escolar.

Abstract
The article discusses the operations of addition and subtraction with natural numbers in the arithmetic edited by Evangelical Lutheran Church of Brazil, through Concordia Publishing House of Porto Alegre, to the Lutheran parochial schools of the 20th century in Rio Grande do Sul. Basing on historical research and on concept of school culture, analyzing the First Arithmetic of the Order and Progress series, the First Arithmetic of the Concordia series and two editions of the Second Arithmetic of the Concordia series. These arithmetic present some teaching proposals grounded in the intuitive method, while others reflect the pedagogical tradition of memorization, with emphasis on the development of skills for the mental and written calculation, with precision and focus in the algorithms and procedures of calculation of the operations of addition and subtraction . The editions of the Second Arithmetic still bring exercises and problems contextualized with the reality of the students of the gaucho Lutheran parochial schools and present the real proofs of addition and subtraction, emphasizing the idea of addition and subtraction as inverse operations and the proof of the 9.

Keywords: History of the Mathematics Education. Addition. Subtraction. Arithmetic Books. School Culture.

Biografia do Autor

Malcus Cassiano Kuhn, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. RS, Brasil

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA.

Pós-doutorando em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática e Interculturalidade - GEPHEMI.

Professor EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado.

Arno Bayer, Universidade Luterana do Brasil, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. RS, Brasil.

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca – Espanha.

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM da ULBRA/RS.

Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática e Interculturalidade - GEPHEMI.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Kuhn, M. C., & Bayer, A. (2018). As Operações de Adição e Subtração nas Aritméticas Editadas para as Escolas Paroquiais Luteranas do Século XX no Rio Grande do Sul. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 10(3), 141–153. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2017v10n3p141-153

Edição

Seção

Artigos