Os Números Binários: do Saber Escolar ao Saber Científico

Autores

  • Herman do Lago Mendes Secretaria de Estado de Educação de Sergipe. SE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2017v10n1p41-49

Resumo

Investiga o lócus dos Números Binários, enquanto saber ensinado, saber a ser ensinado e saber científico. Para tal, recorre-se à Teoria da Transposição Didática e a Teoria Antropológica do Didático, ambas de Yves Chevallard. Para delimitar a pesquisa, inicia-se a investigação por meio de análise praxeológica (matemática e didática) de 4 coleções de livros didáticos de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental avaliados pelo Programa Nacional do Livro Didático; realiza-se, posteriormente, a análise praxeológica de diretrizes curriculares nacionais e estadual. Por fim, estuda-se o lócus dos Números Binários na academia Matemática. Como principais resultados destacam-se: os números binários são sugeridos nas diretrizes curriculares como conteúdo básico de aprendizagem por meio de estudo de unidades de medida da informática; São trabalhados em livros didáticos de matemática de maneira auxiliar ao estudo de potenciação ou curiosidade ou servido como leitura complementar ao docente.

Palavras-chave: Números Binários. Teoria da Transposição Didática. Teoria Antropológica do Didático.

Abstract
It investigates the locus of binary numbers as a taught knowledge, a knowledge that is taught and scientific knowledge. For this purpose, it uses to the Theory of Didactic Transposition and Anthropological Theory of Didactic, both of Yves Chevallard. To delimit the research, it begins the investigation by praxeological analysis (mathematics and didactic) of 4 collections of math textbooks from the final years of elementary school evaluated by the National Textbook Program; It takes place later, the praxeological analysis of national curriculum guidelines and in state the. Finally, it studies the locus of binary numbers in mathematics academy. The main results are: binary numbers are suggested in the curriculum guidelines as basic learning content through study of computing units of measurement; They are taught in textbooks of mathematics to assist study potentiation or curiosity or served as a complement to teaching reading.

Keywords: Binary Numbers. Theory of Didactic Transposition,.Anthropological Theory of Didactic.

Biografia do Autor

Herman do Lago Mendes, Secretaria de Estado de Educação de Sergipe. SE, Brasil

Professor de matemática efetivo da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe. Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica (UFPE, 2015).

Downloads

Publicado

2017-09-13

Como Citar

Mendes, H. do L. (2017). Os Números Binários: do Saber Escolar ao Saber Científico. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 10(1), 41–49. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2017v10n1p41-49

Edição

Seção

Artigos