Formas de Participação do Professor de Matemática ao Utilizar Materiais Curriculares Educativos em Sala de Aula

Autores

  • Jamille Vilas Boas IFBA
  • Jonei Cerqueira Barbosa UFBA

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2016v9n2p%25p

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender as formas de participação do professor na aula de Matemática, ao utilizar materiais curriculares educativos, ou seja, materiais didáticos que além de apoiarem o aluno, possuem elementos de apoio ao fazer docente. Consideramos estes materiais como objetos de fronteira para subsidiar esta compreensão. Duas professoras foram entrevistadas e observadas ao fazerem uso desses materiais. A análise qualitativa sugere que professores podem participar de uma aula de matemática seguindo as sugestões e exemplos do material, diversificando estratégias de ensino da Matemática, ou ainda, usando o material como acessório na sua aula. Estes modos de participar estão relacionados ao reconhecimento das experiências reificadas no objeto de fronteira como similares ou não ao repertório da comunidade social escolar.

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Publicado

2016-12-30

Edição

Seção

Artigos