Desenvolvimento Profissional de Professores em Educação Estatística

Autores

  • Everton José Goldoni Estevam Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de União da Vitória http://orcid.org/0000-0001-6433-5289
  • Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2016v9n1p115-150

Resumo

Este artigo visa a problematizar e discutir o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática, no contexto da Educação Estatística. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo e interpretativo sobre apontamentos da literatura, nacional e internacional, relacionados a essa temática, que, em seguida, foi associado à experiência de desenvolvimento profissional de uma Comunidade de Prática de professores que ensinam Matemática. A partir da análise dos dados, sistematizamos as discussões e problematizamos desafios, possibilidades e dificuldades acerca do desenvolvimento profissional de professores no contexto da Educação Estatística, bem como sugerimos uma possível estrutura de análise e intervenção para estudos e ações incidentes nesse campo do desenvolvimento profissional.

Biografia do Autor

Everton José Goldoni Estevam, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de União da Vitória

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de União da Vitória.

Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Bolsista Produtividade do CNPq.

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Publicado

2016-07-06

Como Citar

Estevam, E. J. G., & Cyrino, M. C. de C. T. (2016). Desenvolvimento Profissional de Professores em Educação Estatística. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 9(1), 115–150. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2016v9n1p115-150

Edição

Seção

Artigos