UMA TRAJETÓRIA DE INCORPORAÇÃO DO DESENHO GEOMÉTRICO À GEOMETRIA EM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Autores

  • Maria Cristina Araujo de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora, MG
  • Eder Quintão Quintão Lisboa Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2015v8n4p%25p

Resumo

Este artigo apresenta um estudo histórico que analisa as transformações sofridas pela disciplina Desenho Geométrico e sua gradativa incorporação à Geometria em cursos de formação de professores de Matemática. O texto aborda a forma como foi trabalhada essa disciplina no período de 1969 a meados dos anos 2000 na Universidade Federal de Juiz de Fora. São examinados os diversos fatores que levaram à sua remoção do currículo, nesta instituição, no ano de 2006. A investigação é pautada no ferramental teórico e metodológico advindo da História Cultural. Em termos de conclusão discutisse a importância do Desenho Geométrico na formação dos estudantes e consequentemente dos professores de Matemática, bem como as possibilidades que ficam colocadas ao campo da Educação Matemática para a retomada da relevância de tal saber.

Biografia do Autor

Maria Cristina Araujo de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora, MG

Possui graduação, Bacharelado e Licenciatura, em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua como pesquisadora no GHEMAT - Grupo de pesquisa de História da Educação Matemática e no NIDEEM - Núcleo de Investigação, Divulgação e Estudos em Educação Matemática. Tem experiência na formação inicial e continuada de professores de Matemática e em pesquisa na área de história da educação matemática.

Eder Quintão Quintão Lisboa, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (1999). Especialização em Arte-Educação Infantil pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2007), Mestrado Profissional em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2013). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Atua como pesquisador no GHEMAT-JF - Grupo de pesquisa de História da Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG. Tem experiência na formação de professores. Tem experiência na área de Matemática. Interessa principalmente nos seguintes temas: educação matemática, história da educação matemática, desenho, geometria e representação gráfica.

Referências

ARAÚJO, Maria Julieta Ventura Carvalho. Entrevista concedida ao pesquisador Eder Quintão Lisboa , em 13 de dezembro de 2012, no Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora.

BRASIL, (1998). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática 3º e 4º ciclos. Brasília: MEC/SEF.

____Congresso Nacional. Lei n. 9324 De 20/12/1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

____Parecer nº 1.302, Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Brasília: CNE / CES, 2001.

CHERVELL, A. (1990). História das disciplinas escolares: algumas reflexões - Paulo: Martins Fontes. Tradução de Carlos Eduardo Lima Maxões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, Porto Alegre, Panonica, no 2.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A., 1990.

DA CUNHA, Luiz Antônio. Entrevista concedida ao pesquisador Eder Quintão Lisboa, em 26 de março de 2013, no Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora.

GOODSON, I. Tornando-se uma matéria acadêmica: padrões de explicação e evolução, Teoria & Educação. Porto Alegre (RS), n. 2, 1990. p. 230-254.

LISBOA, E. Q. O Desenho Geométrico como disciplina de curso de Licenciatura em Matemática: uma perspectiva histórica. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013.

MACHADO, R. B. Entre vida e morte: cenas de um ensino de Desenho. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

MACHADO, R. B. e FLORES, C. R. Cenas de um Ensino de Desenho. São Paulo, Editora Livraria Física, 2013.

OLIVEIRA, M. C. A.. O que pesquisas históricas sobre disciplinas de cursos de Licenciatura em Matemática brasileiros revelam sobre essa formação? Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 6, p. 144-165, 2013.

PACHECO, José Augusto. Escritos Curriculares. São Paulo; Editora Cortez, 2005.

RAAD, Alberto Hassen. Entrevista concedida ao pesquisador Eder Quintão Lisboa, em 08 de fevereiro de 2013, no Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora.

RAAD, M.R. História do ensino de Cálculo Diferencial e Integral: a existência de uma cultura. 2012. Dissertação ( Mestrado profissional em Educação Matemática) – Departamento de Matemática, Universidade Federal de Juiz de Fora, 2012.

ZUIN, E. S. L. Da régua e do compasso: as construções geométricas como um saber escolar no Brasil. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.

Downloads

Publicado

2015-12-15

Como Citar

Araujo de Oliveira, M. C., & Quintão Lisboa, E. Q. (2015). UMA TRAJETÓRIA DE INCORPORAÇÃO DO DESENHO GEOMÉTRICO À GEOMETRIA EM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 8(4). https://doi.org/10.17921/2176-5634.2015v8n4p%p

Edição

Seção

Artigos