A MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: O DESAFIO DE ESCREVER UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COMPARATIVAMENTE

Autores

  • Wagner Rodrigues Valente

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2015v8n1p%25p

Resumo

Um dos objetivos deste texto é divulgar o andamento de projetos de pesquisa de âmbito nacional e internacional que têm por características congregar um grande número de pesquisadores de diferentes estados brasileiros e, ainda, reunir pesquisadores de universidades francesas, na empreitada de realização estudos histórico-comparativos relativamente à trajetória dos ensinos de matemática nos anos iniciais escolares. Também é objetivo do texto refletir sobre os desafios teóricos e metodológicos que são colocados para diferentes grupos de pesquisa na realização coletiva de pesquisas sobre trajetórias da educação matemática. Os resultados apresentados neste texto mostram os avanços obtidos até o presente momento, em termos da construção de uma base de dados alocada em repositório de conteúdo virtual, da produção de um livro e de artigos publicados em revistas especializadas, bem como a sistematização de processos coletivos de pesquisa.

Downloads

Publicado

2015-06-19

Como Citar

Valente, W. R. (2015). A MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: O DESAFIO DE ESCREVER UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COMPARATIVAMENTE. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 8(1). https://doi.org/10.17921/2176-5634.2015v8n1p%p

Edição

Seção

Artigos