METÁFORA E MATEMÁTICA

Autores

  • Kécio Gonçalves Leite
  • Michael Friedrich Otte

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2010v2n1p%25p

Resumo

Este artigo discute a possibilidade teórica da metáfora na Matemática e na Educação Matemática, partindo da premissa de que muitas equações A=B são metáforas, isto é, são construções teóricas somente possíveis de serem concebidas a partir de uma perspectiva particular e inusitada de estabelecimento de semelhança entre desiguais, de modo que a criatividade matemática consiste em representar um objeto A como um outro objeto B para, desta maneira, resolver um problema. Discutir a representação e comunicação com foco na metáfora pode contribuir para uma compreensão diferente de como se desenvolvem as idéias matemáticas, as particularidades de sua gênese, e particularmente o modo como se dá a intercomunicação de tais idéias em contextos educativos.

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Publicado

2015-06-18

Como Citar

Leite, K. G., & Otte, M. F. (2015). METÁFORA E MATEMÁTICA. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 2(1). https://doi.org/10.17921/2176-5634.2010v2n1p%p

Edição

Seção

Artigos