ENGENHARIA DIDÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O TEMA CRIPTOGRAFIA

Autores

  • Clarissa de Assis Olgin
  • Claudia Lisete de Oliveira Groenwald

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2011v4n2p%25p

Resumo

Este artigo apresenta uma Engenharia Didática com o tema Criptografia para o desenvolvimento de atividades didáticas que aliem os conteúdos matemáticos do Ensino Médio a esse tema e, que incentivem o manuseio de calculadoras científicas no Ensino de Matemática. Hoje, a Criptografia é utilizada em auditorias eletrônicas, na autenticação de ordens eletrônicas de pagamento, no código de verificação do ISBN, nos navegadores de Internet, entre outras situações do dia a dia. Este trabalho justifica-se porque é importante que o professor trabalhe com temas atuais, proporcionando, ao educando, o contato com as tecnologias, entre elas a calculadora. Os resultados apontam que o tema Criptografia possibilita o desenvolvimento de atividades didáticas para exercitar e revisar conteúdos desenvolvidos em sala de aula, através de atividades de codificação e decodificação, envolvendo os conteúdos matemáticos do Ensino Médio. Esse artigo está vinculado ao Grupo de Estudos Curriculares em Educação Matemática (GECEM) e ao convênio ULBRA – HP Calculadoras.

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Publicado

2015-06-18

Como Citar

Olgin, C. de A., & Groenwald, C. L. de O. (2015). ENGENHARIA DIDÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O TEMA CRIPTOGRAFIA. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 4(2). https://doi.org/10.17921/2176-5634.2011v4n2p%p

Edição

Seção

Artigos